quinta-feira, 30 de outubro de 2014

webquest sobre adaptação na educação infantil

webquest

Introdução:

ADAPTAR SE É:
Separar se do conhecido para formar novos vínculos;
Deixar- se modificar pelo ambiente, pelo outro: desarrumar o que estava seguro;
“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas”.
Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico  a que ela está acostumada.
Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação.
“Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa lá) .
A experiência de sair do núcleo familiar e ser inserida em n
ovo ambiente, é algo extremamente delicado para a criança.
Para que essa ruptura ocorra de forma tranquila é preciso que a escola ofereça uma infinidade de novas possibilidades, (...) Por vezes o rompimento para os pais também é doloroso, os quais devem demonstrar confiança.
Tempo :          
03 dias
Recursos:
Portal da educação:
Nova Escola:
Educar para crescer:
10 dicas para ajudar na adaptação dos alunos:
LIVROS PARA PESQUISA:
ADAPTAÇÃO DE BEBÊS À CRECHE: A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO DE PAIS E EDUCADORES
Vol. 16 - Col. Cadernos Educação Infantil - Andrea Rapoport.
Editora Mediação
GONÇALVES, J. P. & DAMKE, A. S. O processo de adaptação: os primeiros dias da  criança no ambiente escolar. [Trabalho apresentado ao Congresso Nacional de  Educação: Educere, 2007/PUCPR]
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-420-

Tarefa:
1 Etapa; pesquisar nos sites sugeridos sobre como deve ser feita a adaptação a educação infantil, ,responder as questões individual
2 Etapa; fazer uma resenha crítica dos livros sugeridos, esta etapa deverá ser feita em grupos de 5 alunos este deverá ser
QUESTÕES:
Qual o papel da escola?
Como lidar com os sentimentos?
Choro, silencio, outras manifestações.
Qual o vínculo com a família?
Como deve ser o planejamento do professor em relação a adaptação?
Qual o papel da escola?


Avaliação: os alunos serão avaliados individualmente de acordo com seu desempenho as atividades.

Conclusão:
O bom professor deve procurar adequar suas estratégias, práticas pedagógicas em relação à indagação e interpretação e a responsabilidade do estudante com sua própria aprendizagem.
Num contexto de aprendizagem que permita a construção de conhecimentos possíveis de serem usados em diferentes circunstâncias e situações problemas.
Aprender a ouvir e aprender dos outros e com os outros.
Sendo assim a estratégia de utilizar a webquest como ferramenta pedagógica nos propicia ir além do currículo básico, permitindo conectar a escola ao mundo, selecionar, ordenar, analisar e interpretar novas informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário