quinta-feira, 30 de outubro de 2014

webquest sobre adaptação na educação infantil

webquest

Introdução:

ADAPTAR SE É:
Separar se do conhecido para formar novos vínculos;
Deixar- se modificar pelo ambiente, pelo outro: desarrumar o que estava seguro;
“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas”.
Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico  a que ela está acostumada.
Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação.
“Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa lá) .
A experiência de sair do núcleo familiar e ser inserida em n
ovo ambiente, é algo extremamente delicado para a criança.
Para que essa ruptura ocorra de forma tranquila é preciso que a escola ofereça uma infinidade de novas possibilidades, (...) Por vezes o rompimento para os pais também é doloroso, os quais devem demonstrar confiança.
Tempo :          
03 dias
Recursos:
Portal da educação:
Nova Escola:
Educar para crescer:
10 dicas para ajudar na adaptação dos alunos:
LIVROS PARA PESQUISA:
ADAPTAÇÃO DE BEBÊS À CRECHE: A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO DE PAIS E EDUCADORES
Vol. 16 - Col. Cadernos Educação Infantil - Andrea Rapoport.
Editora Mediação
GONÇALVES, J. P. & DAMKE, A. S. O processo de adaptação: os primeiros dias da  criança no ambiente escolar. [Trabalho apresentado ao Congresso Nacional de  Educação: Educere, 2007/PUCPR]
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-420-

Tarefa:
1 Etapa; pesquisar nos sites sugeridos sobre como deve ser feita a adaptação a educação infantil, ,responder as questões individual
2 Etapa; fazer uma resenha crítica dos livros sugeridos, esta etapa deverá ser feita em grupos de 5 alunos este deverá ser
QUESTÕES:
Qual o papel da escola?
Como lidar com os sentimentos?
Choro, silencio, outras manifestações.
Qual o vínculo com a família?
Como deve ser o planejamento do professor em relação a adaptação?
Qual o papel da escola?


Avaliação: os alunos serão avaliados individualmente de acordo com seu desempenho as atividades.

Conclusão:
O bom professor deve procurar adequar suas estratégias, práticas pedagógicas em relação à indagação e interpretação e a responsabilidade do estudante com sua própria aprendizagem.
Num contexto de aprendizagem que permita a construção de conhecimentos possíveis de serem usados em diferentes circunstâncias e situações problemas.
Aprender a ouvir e aprender dos outros e com os outros.
Sendo assim a estratégia de utilizar a webquest como ferramenta pedagógica nos propicia ir além do currículo básico, permitindo conectar a escola ao mundo, selecionar, ordenar, analisar e interpretar novas informações.




domingo, 19 de outubro de 2014

atividades Halloew

    Escolha atividades que realmente envolvam a criança como recortar, colar, interagir com a professora e colegas.
Fazer teatro com dedoches, 
Fazer desfile das máscaras,utilizar o jogo da memória dois em dois,
Confeccionar o porta doces de abóbora e espalhar doces pela sala.












A Origem do Halloween

A Origem do Halloween


Introdução
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia doSaci (comemorado também em 31 de Outubro).

Fonte: www.suapesquisa.com

Devemos ou não resgatar as cantigas de ninar ?

Devemos ou não resgatar as cantigas de ninar ? Afinal faz parte ou não de nossa cultura ?

Você já parou para pensar na letra das canções de ninar que embalam as crianças há tanto tempo? Nelson Freitas, o  humorista cantou e analisou algumas destas músicas infantis,Expert no assunto  tenta entendê-las, fazendo uma crítica muito bem-humorada sobre elas. "Como nós chegamos à fase adulta sem gastar milhões com remédios tarja preta?", brincou ele. 
Por essa análise que eu recomendo a nova linha de músicas infantis como a Galinha Pintadinha, Peppa ,Cocoricó ...
veja o vídeo acessando o link
http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/10/nelson-freitas-diverte-ao-mostrar-o-perigo-das-cancoes-de-ninar.html

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

COMO LIDAR COM AS MORDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



É IMPORTANTE SEMPRE COMUNICAR OS PAIS,PARA QUE POSSAM CONVERSAR EM CASA .
FAZER REUNIÃO DE PAIS E EXPLICAR QUE É UMA FASE EM QUE A CRIANÇA SE ENCONTRA  É UMA FORMA DE SE COMUNICAR .











segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Apresentação

Olá eu sou Simone Godinho, pedagoga, formada em Educação Física.
Trabalho há 8 anos na Educação Infantil,fiz este Blog para atender a uma tarefa da pós graduação Mídias Em Educação porém sempre foi o meu desejo.
Eis aqui a realidade !!!
Iremos tratar de assuntos voltado a EDUCAÇÃO INFANTIL,como adaptação, mordidas,atividades, moldes,músicas e muito mais !!!